Foram os impressionistas fashionistas?


Preparem-se: Van Gogh, Degas, Manet, Monet, Renoir e Seurat agora vão para Chicago!



Hi pessoal,

Garantidoooo ... a exposição "Impressionismo, Moda e Modernidade" foi sucesso de público em New York com sua mistura de grandes artistas como Degas, Manet, Van Gogh, Monet, Renoir e Seurat, e roupas luxuosas do século 19. Foram apresentados 14 vestidos e mais algumas dezenas de acessórios junto com 79 pinturas de pintores impressionistas.


Eu estava lá e conferi tudo bem de pertinho ... foi tão sensacional que chega ser quase inexplicável! Uma relação fascinante entre arte e moda, a partir de 1860 até meados de 1880. Trata-se de uma perspectiva sobre os impressionistas, revelando como esses artistas avant-garde tentaram capturar a vida moderna sobre tela, através da moda naquele período.




Os trajes de época são de enlouquecer qualquer amante da história da moda (EU!). Eram vestidos de dia e vestidos de baile, ternos masculinos e roupas de passeio, juntamente com figurinos, fotografias e gravuras que ofereciam um olhar real daquele momento. Além disso, enriquecendo a exposição, os tecidos em acessórios, rendas, sedas, veludos e cetins encontrados em chapéus, corselets, guarda-sóis, luvas e sapatos, recriaram a experiência sensorial que fez da moda um assunto sério entre os pintores, escritores, poetas e a imprensa popular no final do século 19.



Ah! E eu não esqueci Charles Frederick Worth, que transformou a maneira como roupas eram feitas e toda sua comercialização, dando força para origem as revistas de moda. Seus vestidos eram os mais disputados nessa exposição e era impossível ficar parada na frente de um deles por mais de alguns segundos!! Olha esse aí abaixo!!


Para quem tiver mais interesse, "Impressionismo, Moda e Modernidade" foi organizada pelo Art Institute of Chicago, que publicou o livro de imagens da exposição e onde poderá ser vista no próximo dia 26 de junho até 22 de setembro de 2013. Não posso deixar de citar a colaboração do Metropolitan Museum e o Musée d'Orsay.


Até à próxima,

Fernanda Souto from Tortola - BVI

Images: site do Metropolitan Museum pois era proibido fotografar a exposição.

Deixe seu comentário ou reação ... essas informações são importantes
para o desenvolvimento desse blog, obrigada!!

2 comentários:

  1. Que linda exposição, obrigada por compartilhar!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andrea,

      Obrigada por passar por aqui e deixar o seu comentário!!

      Beijinhos from Tortola

      Excluir